Egito bloqueia 21 sites de notícias no país

Na última semana, o Egito bloqueou 21 sites de notícias no país com a alegação de se tratarem de portais que disseminam notícias falsas ou promovem o terrorismo. Entre os sites, está o famoso portal Al Jazeera, que possui base no Qatar. De acordo com a agência de notícias britânica Reuters, Cairo acusa o Qatar de apoiar a Irmandade Muçulmana, que foi retirada do poder no Egito durante a Primavera Árabe.

Em meio à um governo ditatorial, ações como esta trazem mais preocupação à mídia local, que vê no bloqueio uma clara tentativa de censura. Jornalistas do portal egípcio Mada Masr passaram a publicar matérias no Facebook, que permanece acessível por ser um site estrangeiro. À agência Reuters, a editora-chefe do Mada Mars disse: “Nada justifica esse bloqueio mais do que uma intenção muito clara das autoridades em reprimir as mídias críticas de maneiras que ignoram a lei”.

De acordo com o jornal Egyptian Streets, após cinco dias da medida que baniu os 21 sites no país, alguns portais egípcios voltaram a funcionar, como o Mada Masr e Daily News Egypt. Entretanto, alguns usuários ainda relatam ter dificuldade em acessar os conteúdos.

Deixe um comentário