Caso Floyd Collins

Por Fábio Gomes

A Montanha dos 7 Abutres é até hoje considerado um clássico do cinema por causa da maneira como retrata a espetacularização midiática. O filme conta a história de um repórter sem escrúpulos que faz de tudo para noticiar eventos de uma forma espetaculosa. A história do filme foi baseada em um fato real, que teve como protagonista um escavador chamado Floyd Collins.

Em 1925, Floyd Collins ficou preso em um complexo de cavernas, localizado no estado de Kentucky, enquanto explorava os túneis com o objetivo de encontrar rotas turísticas. Nos primeiros dias, os responsáveis pelo resgate conseguiam, através de pequenas passagens, entregar comida e água para Floyd. Entretanto, após 4 dias, uma rocha deslizou e isolou de vez o escavador. Floyd permaneceu preso por mais 14 dias, quando faleceu devido as suas condições precárias.

O que tornou o caso famoso foi justamente a cobertura jornalística do acontecido. A história de Floyd foi extensivamente coberta pela mídia, gerando grande atenção do público. Em certo momento do resgate, a curiosidade popular foi tão grande que diversas famílias se deslocaram até o local para acompanhar o salvamento, criando uma espécie de festival nos arredores do local, com barracas de alimentação e vendedores.

O que consolidou a participação da mídia nesse evento foi a cobertura do repórter William Burke Miller, do jornal The Courier-Journal de Louisville. Willian chegou a ser um dos envolvidos na tentativa de resgate, utilizando sua baixa estatura para ajudar a remover terra dos arredores de Floyd, o que deu ao repórter a possibilidade de entrevistar o acidentado. Com isso, William ganhou notoriedade e conquistou um prêmio Pulitzer de jornalismo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s