A VIRALIZAÇÃO DAS FAKE NEWS

Por Laura Rodrigues

Essa semana, ficou em voga nos meios de comunicação o caso do adolescente que teve a sua testa tatuada, no ABC Paulista. Quando as primeiras notícias saíram, muitas pessoas começaram a julgar o garoto, e a dizer que ele merecia a punição, pois segundo os tatuadores, ele havia furtado a bicicleta de um deficiente físico, e revoltados, resolveram tatuar na cabeça dele a seguinte frase “Eu sou ladrão e vacilão”.

14972743241071244049_thumb

Com o passar dos dias, o vídeo que mostra a ação dos tatuadores começou a circular e a viralizar na internet, e outra versão da história começou a ser contada. Pelo levantamento da Polícia, o garoto não havia furtado bicicleta alguma, e descobriram com a família do menor que ele é usuário de drogas, álcool e que possui transtornos psicológicos. Através do vídeo liberado pelos tatuadores foi possível identificar sinais de tortura ao adolescente. Segundo depoimento do mesmo, ele teve seus pés e braços amarrados, para que não escapasse. Os tatuadores foram presos por tortura.

Esse caso é apenas um entre milhares que surgem todos os dias, sobretudo na mídia digital. São as chamadas fake News. Se não averiguamos o conteúdo da notícia, não podemos saber se é real ou não. Muitas notas falsas, acabam por distorcer a realidade e, no caso citado acima, interpretaríamos a história de forma precipitada. Ao invés de ver o menor como alguém que precisa de ajuda, por todo o histórico que apresenta, o veríamos apenas como um marginal, e talvez até achássemos aceitável ele receber uma punição por seus atos. Esse é apenas mais um exemplo de como a mídia pode nos manipular, por isso é importantíssimo ir mais além e buscarmos informações, para poder discutir qualquer tema em nossa sociedade, sem disseminar essas fake News.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s