A verdadeira história por trás de One, do Metallica

Por Marina Fonseca Goes de Macedo

Ganhadora de um Grammy Award e eleita pelos leitores da Guitar World como a 7a colocada, entre 100, na classificação de música de melhor solo, One é, definitivamente, um feliz marco na carreira da banda Metallica.

A música foi escrita em 1987 e lançada em 1989, sendo desde então título obrigatório nos shows da banda de heavy metal. Com uma série de efeitos sonoros, a canção nos faz mergulhar em um verdadeiro clima de guerra logo nos primeiros 17 segundos. Tiros de artilharia, explosões e helicóptero podem ser ouvidos até que o solo lento e gradativo de James Hetfield e Kirk Hammet é iniciado. Ulrich entra com a bateria, marcando uma aceleração no solo até que este vai de encontro a voz de Hetfield. A música ainda é conduzida por um segundo solo de Hammet, ficando gradualmente mais pesada e distorcida até o uso da bateria de dois bumbos. Ainda no final, há um solo meticulosamente elaborado e performado pela dupla Hammet e Hetfield.

One, foi baseada no romance anti-guerra de Dalton Trumbo, Johnny Got His Gun de 1938, na adaptação para o português: Johhny vai à Guerra. A obra retrata a luta constante de Joe Bonham pela sanidade, após servir a I Guerra Mundial e acordar em uma cama de hospital. Gradualmente, Joe percebe que perdeu seus braços, pernas e tudo que compõe sua face (olhos, orelhas, dentes e língua), mas que sua mente se encontra intacta. Joe então é prisioneiro de seu próprio corpo e, além de tentar suicídio, deseja constantemente morrer. Ao longo dos capítulos, Dalton Trumbo descreve os horrores da guerra, nos convidando a refletir sobre mitos e verdades que rondam batalhas armadas realizadas ao longo do último século.

A banda explora toda essa aflição e desejos do personagem, através de uma letra simples, pausada, traduzindo sentimentos profundos e desesperadores. Confira a letra, aqui.

O romance foi adaptado para o cinema, em 1971. O Metallica chegou, inclusive, a comprar os direitos de imagem do filme, para então usar livremente as imagens a ilustrar o primeiro videoclipe de One.

Assista ao vídeo:

Um Comentário

  1. Emerson

    Grande estoria, letra e musica. Gosto mais dos 5 primeiros discos deles. Mas a historia da música felizmente, é igual ao Espiritismo: é Tudo mentira . 🙂

  2. Pingback: Punisher da Netflix: Expectativas – Iluminerds

Deixe um comentário