Soma do século XXI

“E se alguma vez, por qualquer infelicidade, acontece, por esta ou aquela razão, algo de desagradável, pois bem, há sempre o soma para permitir uma fuga da realidade, há sempre o soma para acalmar a cólera, para fazer a reconciliação com os inimigos, para dar paciência e para ajudar a suportar os dissabores” – Admirável mundo novo

Por Desirêe Galvão

A Soma foi assim descrita por Aldous Huxley, em 1932, em Admirável Mundo Novo.  O livro de ficção científica fez uma previsão caricata sobre como a sociedade se comportaria no próximo século. Entre elas a automedicação exagerada da população.

A associação que se faz ao consumo dos remédios é completamente ligada aos aspectos emocionais e permeia a pergunta: o que a sociedade espera das pessoas? Aparentemente, apenas quem consegue suprir as expectativas sociais de comportamento, padrões de beleza e estrutura familiar alcançam a plenitude emocional.

Uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em parceria com o Hospital das Clínicas de São Paulo revelou que 40% da população da região metropolitana de São Paulo, capital do estado, sofre de algum transtorno psíquico como a depressão, ansiedade, o pânico e etc… Os sintomas de tais doenças causam, como em efeito dominó, o enfraquecimento do sistema imunológico, portanto o aparecimento de outras enfermidades.

De acordo com a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), o medicamento mais prescrito pelos médicos no Brasil é o Rivotril, um calmante antidepressivo.O número de caixas vendidas por ano da substancia subiu quase 800% entre 2007 a 2015, partindo de 29 mil para 23 milhões. Atualmente as vendas dele só são inferiores as do anticoncepcional distribuído pelo SUS.

A discussão sobre a automedicação, o Rivotril, e outros remédios super estimados pela sociedade pode ser encontrada no podcast “Remédio para que?”, publicado no site B9.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s