Redes sociais como modelo de governaça algorítmica

Por Desirêe Galvão

O artigo apresentado por Júlio Cezar Lemes de Castro na Compós 2017, o artigo “Redes sociais como modelo de governaça algorítmica” discorre sobre a ideia de controle social através dos algoritmos presentes nas plataformas de redes sociais como o Facebook, por exemplo. De acordo com Castro, as redes sociais que nasceram no contexto da Web 2.0 por modelos que funcionamento de gestão social típicos da contemporaneidade.

No Grupo de Trabalho Comunicação e Cibercultura, durante a apresentação deste trabalho, foram discutidas teorias foucatianas sobre a forma de governo externa, e a sociedade de controle de Deleuze. E para compreender melhor esta forma de governança, Castro dividiu o fenômeno em três dimensões: a relacional, a vetorial e a agenciadora.

Na dimensão relacional, o indivíduo é fragmentado em seus traços digitais, os quais são combinados em múltiplas relações. A dimensão vetorial é um desdobramento da primeira e relata que as relações são orientadas, e captam tendências e embutidas em projeções sobre o futuro. Já a dimensão agenciadora, desempenha papéis de potencialização de afinidades e contenção de diferenças.

Para o contexto das aulas de Mídia, Complexidade e Poder, é importante ressaltar a observação da pesquisa de Castro ao que se refere à constatação na dimensão agenciadora. O facebook, por exemplo, reflete diretrizes distintas  e situacionais. Coíbe pornorgrafia, promove o cuidado com as fake news, é instrumento de prevenção de certos fenômenos, como terrorismo, epidemias e desastres naturais. Mas por outro lado,em países ditatoriais, como a China, se alinha com a censura do Estado e promove espirais do silencio.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s