Quem lê os seus tweets?

Por Desirêe Galvão

As redes sociais trouxeram, de alguma forma, voz ao cidadão comum. Atualmente, uma opinião pode ser compartilhada e alcançar números maiores, proporcionalmente, do que as simples conversas na fila do pão, como era antigamente. Não que isto traga um holofote a cada textão compartilhado, mas funciona mais ou menos como usar um mega-fone em praça pública, pois todos escutam, mas pouquíssimos prestam atenção.

Nesta linha de reflexão, os pesquisadores Raquel Recuero, Gabriela Zago e Felipe Bonow Soares, se aprofundaram no tema “Mídia social e filtros-bolha nas conversações políticas no twitter” e apresentaram um artigo na última Compós, realizada na Faculdade Casper Líbero. O trabalho explorou as características da circulação das informações na rede social diante da possibilidade de formação de filtros-bolha.

As análises levaram em conta dados relacionados aos diálogos no twitter em torno de acontecimentos políticos recentes no país, como o Fora Dilma e o Bolsonaro 2018. Os resultados apontaram a existência de grupos ideologicamente distintos na discussão dos temas abordados, que se não trocam ideias uns com os outros, o que segundo os pesquisadores, coloca em cheque o caráter democrático da mídia social e o potencial para ampliar a pluralidade de fontes informativas dos usuários.

Leia o artigo clicando aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s