O controle reprodutivos das mulheres

Por Sheyla Melo

No livro Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley o controle reprodutivo das mulheres é feito por um cinto malthusiano, o nome é em referência a Thomas Robert Malthus (1766 — 1834) que formulou teorias sobre o controle populacional no qual continha três fundamentos:

  1. A sujeição moral de retardar o casamento
  2. A prática da castidade antes do casamento
  3. Ter somente o número de filhos que se pudesse sustentar

O retardo do casamento e a castidade era prática imposta as mulheres, já que os homens boêmios não abandonaram a vida de prazeres e as responsabilidades de casamento e filhos ficou geralmente para as mulheres.

Na obra de Huxley, o casamento não existia, todos pertenciam a todos, esse era um dos ensinamento hipnopédicos e ter filhos era algo considerado dos selvagens e que assemelhava as pessoas aos animais.

Então a regra era não casar e não existiam filhos, crianças nasciam em tubos e em equipamentos de laboratórios e em caso de gestações existiam locais para abortos.

2017-06-06 (1)

Filme Admirável Mundo Novo de 1980 – na cena uma senhora da reserva de selvagem anuncia a Linda sua gravidez.

Linda foi deixada na Reserva Selvagem, engravida e da a luz a John, ela não suporta ser chamada de mãe e deprime-se pela experiência das consequências sociais e mudanças no corpo, ela falece após um longo período de coma causado por altas doses de soma.

Hoje vivemos a intensa luta pela legalização do aborto para a sua descriminalização, alguns países já possuem a legalização até 12ª semana de gestação. A maior reivindicação é pelo direito de decidir ser mãe, pois em grandes casos o fardo dessa escolha ficam nas costas das mulheres.

Ter a regra do controle das gestações e ter a regra de ser mãe, ambas impedem as mulheres o seu direito de escolher, a regra gera perseguição social para ter ou não ter e essa gera pressão na vida das mulheres. Os dois casos impedem o uso da reflexão,  é necessário olhar para cada ser humana e vê-la como única, dotada de capacidade de escolher o que quer para sua vida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s