Três formas de consertar a indústria quebrada de notícias

Em janeiro deste ano, a jornalista americana Lara Setrakian realizou uma palestra para a comunidade TED e propôs três maneiras de consertar a mídia atual, que ela acredita estar quebrada por não noticiar histórias que fazem jus à complexidade da sociedade. Lara foi correspondente internacional no Oriente Médio pela ABC, mas largou o trabalho na TV para começar um website chamado “Syria Deeply”, concebido para ser uma fonte de notícias e informações que tornasse mais fácil a compreensão do conflito na Síria. Ela ajudou a construir um modelo de negócio baseado em informações consistentes e de alta qualidade, convocando as melhores mentes no assunto e se tornando um recurso de referência para políticos e profissionais ligados à situação.

Lara cita três pontos principais para gerar uma mudança no contexto midiático e melhorar a produção jornalística:

  1. “Precisamos de notícias construídas sob conhecimento especializado”.

Ou seja, é necessário utilizar o conhecimento específico de cada jornalista, que traz um olhar diferenciado por estar dentro do nicho do assunto pautado. Por exemplo, quando se fala de notícias estrangeiras, uma colaboração com jornalistas locais pode te dar um conteúdo muito mais preciso e inusitado do que se um estrangeiro estivesse em busca de uma história em um local que não conhece.

  1. “Precisamos de um tipo de Juramento de Hipócrates na indústria jornalística, um juramento de não causar mal”.

Ela afirma que os jornalistas precisam expor a verdade, mas também precisam ser responsáveis. É preciso cumprir os próprios ideais e reconhecer quando o que fazem pode potencialmente prejudicar a sociedade, quando perdem a noção de jornalismo como um serviço público.

  1. “Precisamos adotar a complexidade se quisermos entender um mundo complexo”.

Para Lara, é importante não tratar o mundo de forma simplista, porque simples não é exato. Ela defende, então, a importância de aprofundar na complexidade da sociedade e dos fatos e encontrar novas formas para facilitar a compreensão dessas informações.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s