Sensacionalista: isento de verdade

Significado de Sensacionalismo

substantivo masculino
1. Interesse da imprensa em buscar assuntos que provocam escândalos ou chocam a sociedade, geralmente de teor falso; a publicação desses assuntos: houve sensacionalismo da mídia na apuração das eleições.
2. Característica de sensacional, extraordinário, espetacular.
3. [Filosofia] Fundamento ou teoria cujas ideias são provenientes, exclusivamente, das sensações ou das percepções sensoriais.
Etimologia (origem da palavra sensacionalismo): sensacional + ismo.
Fonte: www.dicio.com.br

Difícil é achar alguém que não saiba o significado da palavra “Sensacionalismo”. Muito presente no filme Cidadão Kane (1941), a prática é tão comum na mídia que desencadeou na criação de um site feito inteiramente de notícias falsas e títulos exagerados: o Sensacionalista. O site de humor com notícias fictícias foi lançado em 2009 e possui diversos leitores fiéis, que leem, compartilham e interagem com os perfis do portal nas mídias sociais. No início, existiam alguns relatos de confusão e estranhamento, vindos de pessoas que acreditavam ser reais as matérias de título e conteúdo absurdos.

Mas, com o tempo, a marca ganhou cada vez mais visibilidade e foram surgindo outros portais similares, com conteúdos mais locais, que faziam piadas em formato de notícias falaciosas voltadas para o público de uma região específica, como é o caso do portal O Parcial de Vitória-ES.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s