As “fake news” não são de hoje

Os historiadores temos esse hábito irritante de dizer ao mundo que o que as pessoas veem hoje como novidade sempre existiram….”

Assim começa a entrevista do historiador americano Robert Darnton ao jornal Folha de São Paulo, publicada em fevereiro deste ano. Darnton é um estudioso da França do século XVIII, mas relata que as fake news, ou notícias falsas, existem desde o século VI. Ele conta que Procópio, um famoso historiador bizantino que escreveu a história do império de Justiniano, também escreveu um texto secreto, chamado “Anekdota”, no qual espalhou notícias falsas que arruinaram a reputação do imperador Justiniano e outros.

Já no século XVI, o jornalista Pietro Aretino (1492-1556) era conhecido por escrever notícias falsas em formato poemas curtos e os grudar em uma estátua de Roma. De acordo com Darnton, ele difamava os cardeais candidatos a virar papa e as suas “fake news” se tornaram tão famosas, que ele passou a chantagear figuras públicas que não queria ser alvo das suas histórias.

E, ao pensar no século XVIII, foco de estudo do historiador, Darnton lembra dos chamados “homem-parágrafo”, de Londres, que recolhiam fofocas e as redigiam em um único parágrafo e vendiam para impressores/editores, que as imprimia em forma de pequenas reportagens muitas vezes difamatórias.

Cidadão Kane

No filme Cidadão Kane (1941), a confirmação dos fatos também não parece ser o principal motivador das manchetes publicadas no jornal The Inquirer. Logo que assume a direção do jornal, o personagem principal Kane deixa claro que tem como foco o que as pessoas querem ler, mas não necessariamente os fatos exatos e apurados de forma precisa. Fake news?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s