Orwell segundo Richard Blair

Por Simone Cristina Dantas Miranda

9BCD1A40-90BE-45BF-9F2F-CDF40AFB799F-753-00000094D6D61344

Boa parte dos leitores do clássico 1984 não sabe que George Orwell se chamava, na verdade, Eric Arthur Blair. Jornalista, nascido na Índia, foi morar na Inglaterra ainda criança. Adotou um menino e perdeu a esposa menos de um ano depois. Tuberculoso, Orwell foi morar na gélida Ilha de Jura, na Escócia.

Quando Orwell morreu, em 1950, seu filho Richard Blair era um menino de apenas 6 anos que hoje, aos 72, tem em sua memória lembranças de um pai amoroso, bem-humorado que lhe fabricava brinquedos de madeira. Apesar de não ter convivido com a obra do pai enquanto vivo, Richard Blair é um entusiasta do que herdou. Blair é presidente da Orwell Society, organização sem fins lucrativos que visa à promoção de debates sobre a vida e obra do pai.

Em entrevista ao El Pais, Blair lembra que além de escritor, Orwell era jornalista e se preocupava em deixar ensinamentos, sendo o principal deles a honestidade. “O mais importante são os fatos que você puder provar, não a realidade que você gostaria que fosse. Hoje, os jornalistas não têm tempo de checar os fatos, e os erros se perpetuam e se multiplicam na internet, até se transformarem numa verdade”, ressalta Blair.

A distopia de George Orwell, 1984, revela diversos paralelismos com a atualidade e, por esta razão se tornou sucesso de vendas quando Donald Trump assumiu a Presidência dos EUA. As teletelas, a novafala, a sociedade vigiada e a manipulação midiática descritas por Orwell como ficção fazem parte da nossa realidade. “A sociedade evoluiu para o que ele viu. O mundo se encaminhou para Orwell”, conclui Richard Blair.

Cada dia mais tornamos 1984 real. A intolerância e falta de diálogos comuns num Brasil dividido em Petralhas e Coxinhas e o desconhecimento do Ocidente dos desmandos dos líderes russo e chinês são exemplos que pouco são lembrados e que merecem a mesma visibilidade dos outros paralelismos encontrados na obra.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s