Jornalistas, cuidado com as Fake News

Por Desirêe Galvão

_95159158_fakenews

Não tão nova, a discussão sobre a disseminação das falsas notícias, principalmente através das redes sociais já orbita a academia, os fóruns nas redes sociais e a realidade das. Há dois meses, o próprio facebook disponibilizou um passo-a-passo para os usuários não caírem no constrangimento de compartilhar e acreditar em informações inventadas.

Checar a veracidade das fatos é basicamente o cerne da profissão do jornalista. Pense bem, qual a serventia social de um jornalista, se não para fazer o trabalho pesado de colher, escolher e averiguar a as informações. Seria romântico acreditar que todos os profissionais são apaixonados por este processo de apuração. Quem teve a oportunidade de encarar a realidade de uma redação, por pelo menos uma semana, certamente observou durante as rondas nos outros veículos a disseminação de informações confusas, para não dizer boatos.

Além disso, colegas jornalistas que não tem o respaldo de um veículo um público fiel, de credibilidade na sociedade, sofrem também com a pressão da rapidez para publicar conteúdos. Quem nunca acessou uma manchete bombástica e encontrou apenas um “em breve mais informações”?. Talvez, no desespero para cumprir as metas impostas pelos donos dos veículos, o processo de checagem estaria falhando.

Observando este fenômeno, a Associação Nacional de Jornais (ANJ) e o Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, com o apoio do Google News Lab, lançam o primeiro curso online e massivo sobre o tema: “Fact-checking, a ferramenta para combater notícias falsas”. O curso é gratuito e oferecido através de vídeo-aulas, entre os dias 5 de junho a dois de junho. Não é um pre-requisito ser jornalista para se inscrever.

para mais informações, clique aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s