O Medo e o Colégio Totalitário

Todo ano, em meados de Outubro, um colégio na Baia de São Francisco, nos EUA, vira um Estado totalitário. Andrew Simmons introduz a obra 1984 de George Orwell de forma brilhante: com a ajuda dos juniors e de uma conta de Instagram aberta unicamente para o exercício, o professor persegue os alunos do último ano como o IngSoc perseguia Winston Smith. Todos os dias os mais novos fazem um relatório de conduta dos mais velhos indicando faltas, desleixo, hábitos e conduta. Simmons vai todo ano ainda mais além e distribui pelo colégio panfletos e pôsteres com seu rosto e inventa todo ano um nome diferente para o partido do qual é o líder soberano, como o Big Brother de Orwell. O slogan desse ano foi emblemático: “Faça do colégio um lugar SEGURO novamente”, fazendo alusão à frase de efeito da campanha de Donald Trump.

1984 sempre reflete algum aspecto da sociedade – daí a genialidade do livro – mas, segundo Simmons, esse ano o trabalho foi ainda mais significativo. Em uma escola com 65% dos estudantes de origem latina, o professor viu os alunos atormentados com a eleição de Trump. “Os estudantes contaram que aprenderam quão rapidamente uma missão supostamente feita para o bem maior pode mudar de curso, ter mudanças previamente pensadas. Eles admitiram me seguir no Instagram sem considerar o risco de uma “autoridade” ter acesso às suas vidas privadas.”, conta o professor.

Os juniors não questionaram em momento nenhum a autoridade do professor e o porquê da perseguição aos alunos mais velhos. Paradoxal, no mínimo, com o porquê do discurso do presidente-eleito a respeito dos imigrantes latino-americanos e seu discurso de ódio às minorias como um todo.

Anúncios

  1. Marina Tallone

    Gostei do experimento, e acho que corremos esse risco e ás vezes nem percebemos quem ter acesso as nossas vidas privadas ou tem algum tipo de controle sobre nós. Acho que deveríamos ficar mais atentos…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s