Robôs no lugar dos humanos. Será?

Fernanda Marques

shutterstock_174066626

Nesta terça-feira, 26 de janeiro de 2016, começou em São Paulo, a Campus Party Brasil, uma das maiores feiras de tecnologia do mundo. E o principal tema que será discutido nesta nona edição chamou muito a minha atenção: como será o mundo quando as máquinas substituírem os empregos.

Em entrevista coletiva, o espanhol fundador do evento, Paco Ragageles, afirmou que viveremos grandes mudanças nas próximas décadas. Segundo ele, em dez, 20 ou 30 anos não existirão mais empregos porque as máquinas poderão fazer tudo e serão melhores e mais baratas. E foi além: para o criador, um software programado será, em breve, mais inteligente que nós, humanos.

Confesso que me assusto ao imaginar o futuro dessa maneira. Sei que muitas funções já deixaram de existir porque foram substituídas por robôs. Ascensorista, por exemplo, não vemos mais com a mesma freqüência que há alguns anos atrás. É, os elevadores estão, de fato, mais “inteligentes”.

Mas será que haverá máquina boa o suficiente para substituir uma consulta médica? Ou tão persuasiva quanto um experiente advogado diante do júri? Pode ser uma tendência as empresas trocarem empregados por robôs em tarefas manuais e que não exijam raciocínio, sobretudo por conta do custo-benefício. Mas me recuso a acreditar que daqui a pouco teremos computadores dando aula no lugar dos professores. É esperar para conferir! 😉

A Campus Party acontece no Anhembi e vai até domingo.

Informações: http://brasil.campus-party.org/

Anúncios

  1. Augusto Garcia

    Porteiro é outra profissão que vai sumir também. Provavelmente serão substituidos por identificações biométricas e por senhas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s