Retratos do Paquetá: um novo olhar sobre os cortiços do centro de Santos

Por: Karina Dacol

A região do Paquetá, onde concentra-se a maior parte dos moradores dos cortiços do centro de Santos, sofre com diversas carências. São poucas escolas, que não têm capacidade para atender o grande contingente de crianças e jovens da região; falta hospitais e postos de saúde e há desprovimento total de espaços de lazer e acesso a ações culturais. Aliados a estas carências, a comunidade convive com a prostituição, o tráfico de drogas e a moradia em condições subumanas.

Diante dessa realidade, o historiador e fotógrafo Cadu de Castro idealizou o projeto Retratos do Paquetá, atendendo a demanda da comunidade por conhecimento e cultura. Com uma câmera fotográfica na mão, os moradores puderam desenvolver um novo olhar para o bairro e superar o senso comum, que enxerga apenas os componentes negativos da vida nos cortiços. A ação, educativa e de valorização social, possui um caráter transdisciplinar, encerrando aspectos da arte, identidade, memória e cidadania, tendo a fotografia como linha norteadora.

Com o projeto, Cadu de Castro pretende provocar reflexões sobre as identidades e realidades dos cortiços; iniciar e estimular a comunidade à arte da fotografia e exercitar o olhar sobre as identidades e realidades locais e o protagonismo dos participantes nas escolhas e seleção dos trabalhos realizados individualmente. As imagens clicadas desvelam a identidade e o cotidiano dos cortiços, desconstruindo estereótipos e preconceitos.

Para ver alguns dos trabalhos fotografados pelos moradores, clique aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s