Retratos do Paquetá: um novo olhar sobre os cortiços do centro de Santos
Por: Karina Dacol
A região do Paquetá, onde concentra-se a maior parte dos moradores dos cortiços do centro de Santos, sofre com diversas carências. São poucas escolas, que não têm capacidade para atender o grande contingente de crianças e jovens da região; falta hospitais e postos de saúde e há desprovimento total de espaços de lazer e acesso a ações culturais. Aliados a estas carências, a comunidade convive com a prostituição, o tráfico de drogas e a moradia em condições subumanas.
Diante dessa realidade, o historiador e fotógrafo Cadu de Castro idealizou o projeto Retratos do Paquetá, atendendo a demanda da comunidade por conhecimento e cultura. Com uma câmera fotográfica na mão, os moradores puderam desenvolver um novo olhar para o bairro e superar o senso comum, que enxerga apenas os componentes negativos da vida nos cortiços. A ação, educativa e de valorização social, possui um caráter transdisciplinar, encerrando aspectos da arte, identidade, memória e cidadania, tendo a fotografia como linha norteadora.
Com o projeto, Cadu de Castro pretende provocar reflexões sobre as identidades e realidades dos cortiços; iniciar e estimular a comunidade à arte da fotografia e exercitar o olhar sobre as identidades e realidades locais e o protagonismo dos participantes nas escolhas e seleção dos trabalhos realizados individualmente. As imagens clicadas desvelam a identidade e o cotidiano dos cortiços, desconstruindo estereótipos e preconceitos.
Para ver alguns dos trabalhos fotografados pelos moradores, clique aqui.