Robôs no jornalismo

vc-robo-ed

por Mariane Martins Rossi

A capa da revista Imprensa do mês de junho traz o título ‘Você, robô’ e fala sobre o uso de máquinas na produção jornalística. O assunto logo remete aos ‘seres humanos’ do livro Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, que são condicionados a exercer funções determinadas, como máquinas. Além disso, a reportagem da revista sugere uma ameaça à comunicação, a substituição dos jornalistas por robôs.

A matéria de capa abordou, entre outros assuntos, o uso de robôs no jornalismo a exemplo do jornal americano Los Angeles Times. Minutos após um terremoto, o site do jornal foi o primeiro a publicar a notícia do fenômeno e, isso só foi possível, porque um robô captou as informações de um serviço de meteorologia e deixou a reportagem pronta. Depois, bastou o editor apertar o botão do publicar.

O jornalismo, que foi sempre cercado de valores éticos e morais, ideologias e cabeças pensantes, se transformará em máquinas produtoras de notícias. Alguns especialistas, sendo a reportagem crêem que, em 15 anos, 2/3 do noticiário será produzido por softwares.

O que se espera é que o toque de cada profissional da comunicação complemente a  utilização destes processos automáticos de inteligência artificial que começam a ser utilizados no jornalismo diário. E, que os robôs, não nos dêem um xeque mate mas nos ajudem a dar conta deste mundo acelerado de notícias.

Vale ler a reportagem na íntegra e descobrir um pouco mais do futuro do jornalismo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s