Os vários usos do Marketing

Recentemente foi postado no Youtube o depoimento de Kate Cooper, consultora de marketing da indústria alimentícia, sobre como o marketing oculta propositalmente a crueldade que permeia o universo das granjas e matadouros.

Como se diz para o consumidor que o animal fica confinado em uma jaula que não lhe permite dar um passo, para que engorde o máximo possível? “Fresco da fazenda” ou “100% natural”, entrega a publicitária. Essas são algumas estratagemas que a comunicação encontra para fazer com que esqueçamos de toda a perversidade intrínseca a determinados processos para que possamos continuar consumindo sem resíduos na consciência.

O exemplo deixa claro como o marketing e a publicidade podem manipular informações a favor do cliente. Mas, seria muito reducionista resumir todo o potencial do marketing e da publicidade a deserviços dessa ordem. Não se pode negar: o marketing é uma ciência funcional. E ela compreende determinados usos que não precindem de distorções ou desinformações. Ao contrário. O caso do marketing social, por exemplo.

Para Philip Kotler, principal referência no assunto, define-se marketing social “o processo que aplica os princípios e as técnicas de marketing para criar, comunicar e fornecer valor a fim de influenciar os comportamentos do público alvo que beneficiem a sociedade (saúde pública, segurança, meio ambiente e comunidades), bem como o público alvo”. Campanhas para incentivar uso da camisinha, de combate ao mosquito da dengue ou pelo enfrentamento ao trabalho infantil se valem de estratégias de marketing para alcançar seus objetivos – muitas vezes, com sucesso. Mas, existe no senso comum uma sensação de que marketing é sinônimo de mentira, lucro e só. O marketing social me faz pensar que o problema nunca esteve na ferramenta em si, mas sim a serviço do que ela se coloca.

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s