Como 1984 influenciou a música: uma análise do álbum “The Resistence”, do Muse

Desde seu lançamento em 1949, o livro “1984” influenciou pessoas nas mais diversas áreas, incluindo a cultura pop. Além de filmes, documentários e programas que tiveram o Grande Irmão como principal inspiração, muitas músicas tiveram influências da obra de George Orwell.

A banda britânica de rock alternativo Muse é uma delas. Conhecidos por suas composições com forte apelo político, o trio tem em sua discografia músicas com claras referências à “1984”, sendo um álbum exclusivamente a sociedade distópica descrita na obra.

muse-the-resistance

 

“The Resistance” (2009), traz a história de Winston Smith, o anti-herói desta obra e suas respectivas dúvidas, angústias e sentimentos ao longo de 11 faixas.  Do conceito da sociedade reprimida à relação com Julia, o álbum é como uma síntese musical do livro.

Ouça o álbum na íntegra e leia a análise do faixa-a-faixa:

01 – Uprising

“A paranoia está florescendo / As transmissões das relações públicas prosseguirão / Eles tentarão empurrar drogas que nos mantêm estúpidos / E esperar que nós nunca veremos a verdade ao redor (…)Eles não irão nos forçar / Eles irão parar de nos humilhar / Eles não irão nos controlar nós seremos vitoriosos”

A faixa, embora faça referências claras ao livro como o controle da mente e determinações de quem está no poder (Ministério da Verdade), fala sobre o fato de que não podemos nos deixar ser enganados e controlados por propagandas falsas que tem como objetivo nos tirar do caminho da verdade. Aqui, a maior referência é sobre as sociedades distópicas e como podemos enfrentá-las.

02- Resistance

“Será que nosso segredo está seguro esta noite? / Nós estamos fora de vista? / Ou será que nosso mundo está desmoronando? / Será que descobriram nosso esconderijo? (…)  Você vai acordar a polícia do pensamento / Podemos esconder a verdade dentro”

A música faz referência ao relacionamento de Winston e Julia, e mostra que o amor é sua resistência contra a opressão do governo.

03- Undisclosed Desires

“Eu sei que você sofreu / Mas eu não quero que você esconda / É frio e sem amor / Eu não vou deixar que você seja negada”

Assim como Resistance, essa faixa novamente faz referência ao relacionamento de Winston e Julia em meio a opressão vivida por eles no governo.

04 – United States Of Eurasia

“Essas guerras, elas não podem ser vencidas / E você quer que elas vão adiante / Adiante e adiante? / Porque dividir os estados? / Quando pode existir apenas um? / (…)Eu e você pegamos a fila para sermos condenados por crimes não comprovados / E agora não há ninguém em que possamos confiar / Nossos antigos heróis estão se desfazendo em pó”

Esta é a faixa que mais sintetiza o conceito de 1984, começando pelo título. A letra fala sobre a suposta guerra, a alienação da população em relação à ela e os questionamentos sobre seguir ou não aquilo que foi mandado.

Em uma análise mais profunda, podemos dizer que a faixa reconta a história de Winston Smith, do momento em que ele segue o Partido ao questionamento sobre a guerra, finalizando com a lavagem cerebral imposta por O’Brien, reintegrando-o à sociedade e orientando para que ele parasse  de fazer perguntas.

6- Unnatural Selection

“Eu estou faminto por alguma agitação / Eu quero que isso vá além do protesto pacífico / Eu quero falar em uma língua que eles irão entender / Batizando uma nova era / Este é o fim da destruição e da violência / Outra chance para se erguer e nunca mais ter que implorar”

Aqui, a letra mostra a busca de Winston por respostas e seu desejo por mudanças. Outra menção forte a 1984 é relacionado a Novilíngua, o idioma fictício criado pelo Governo afim de restringir o pensamento da população.

A música também faz uma menção “irônica” à Teoria da Seleção Natural, adaptada à realidade do livro . Neste caso, os fracos (povo) vencem e prevalecem sob os mais fortes (governo).

7 – MK Ultra 

“Invisível para todos / A mente se transforma em uma barreira / Toda a história apagada com apenas um golpe / Quanta decepção você pode suportar? / Quantas mentiras você criará? /Quanto tempo até você desmoronar? / Sua mente está a ponto de colapsar”

A letra fala sobre a lavagem cerebral feita pelo Governo, fazendo com que elas acreditem em tudo que lhe foi dito. É uma continuação da história contada em  “United States Of Eurasia”, sobre o processo imposto por O’Brien à Winston.

Em tempo: MK Ultra foi um programa experiências em seres humanos, sem consentimento, patrocinado pela CIA e realizado em varias instituições nos Estados Unidos e no Canada. As experiências do MKULTRA têm relação com o desenvolvimento de técnicas de tortura contidas nos Manuais KUBARK divulgadas também pelos treinamentos da Escola das Américas.

9, 10 e 11 – Exogenesis Symphony

“Levante-se acima da multidão / E avance em direção às nuvens tóxicas /Viole a esfera externa / O começo de todos os nossos medos jaz em você/  (…)Vamos recomeçar novamente / Por que não podemos recomeçar novamente? / Apenas vamos recomeçar novamente!”

A triologia que marca o final do álbum também conta o final do livro e o destino de Winston após sua saga.

___

Além de “The Resistance”, o Muse já fez referência ao livro 1984 em outras faixas. Em Ctizen Erased, do álbum Origin of Symmetry (2001), a letra mostra a luta de Winston contra ele mesmo e sua resistência em se submeter à lavagem cerebral proposta por O’Brien. A letra também fala sobre a cena de tortura em que Winston é convencido que a única verdade é a que o Partido relata.

Deixe um comentário